Casal plantou 2 milhões de árvores em 20 anos para restaurar uma floresta

Casal plantou 2 milhões de árvores em 20 anos para restaurar uma floresta

Um fotógrafo brasileiro chamado Sebastião Salgado junto com sua esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado, mostraram o que um grupo de pessoas com objetivos podem fazer contra o desmatamento, eles se juntaram e começaram a fazer um processo de reflorestamento.

Segundo informações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 129 hectares de floresta foram perdidos desde 1990, isso para você ter noção equivale o tamanho da África do Sul. O espantoso é que todos os anos, uma área do tamanho do Panamá é perdido.

Em 20 anos, reflorestaram uma floresta que estava totalmente destruída

Certamente muitas pessoas se perguntam, o que fazer diante desse massacre ambiental maciço? Muitos de nós não sabemos o que fazer, nos sentimos inúteis, pois não sabemos nada sobre o impacto que realmente podem nos causar.

Mas o casal Lélia e Sebastião nos mostram que ações podem sim mudar totalmente um lugar. Porque a Mãe natureza é uma alma forte que sempre vai encontrar um jeito para se recuperar.

O Sebastião é uma figura bem conhecida, já ganhou muitos prêmios de jornalismo fotográfico e publicou mais de meia dúzia de livros.

Ele voltou para o Brasil na década de 1990 e ficou arrasado com o que viu, ele viu uma floresta que ele conhecia totalmente desmatada.

A sua esposa Lélia tinha certeza que a área podia se recuperar, Sebastião disse ao The Guardian em 2015:

“A terra estava tão doente quanto eu, tudo foi destruído. Restando apenas 0,5% da terra estava coberta de árvores. Então, minha esposa teve uma ideia fabulosa de replantar essa floresta. E quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes voltaram e, graças a esse aumento de árvores, eu também renasci, esse foi o momento mais importante.”

O casal então fundou uma Organização chamada de Instituto Terra e desde então plantaram mais de 4 milhões de árvores e assim conseguiram recuperar a floresta.

Com esse projeto plantaram com muito cuidado a área , incrivelmente ela floresceu notavelmente nos 20 anos. O resultado dessa floresta foi que até a vida selvagem voltou, onde antes era um silêncio absoluto, agora há canto de pássaros e barulhos de inseto na floresta.

Até o momento 172 espécies de aves retornaram, 293 espécies de plantas, 33 espécies de mamíferos, 15 espécies de anfíbios e 15 espécies de répteis, isso com um ecossistema reconstruído do zero.

Esse projeto vem chamando a atenção de muitas pessoas em todo o mundo, pois é incrível como a floresta se recuperou, as fotos estão rodando o mundo inteiro e fazendo muito sucesso.

O projeto mostra como podemos recuperar nossas floresta, basta querer. Parabéns ao casal pelo projeto! esperamos que o mundo se espelhem em vocês e assim cada vez mais o verde ganhe espaço! ainda podemos recuperar nossas florestas!

Créditos : notasdemascotas

Envie seu comentário