Estudo revela que Cães sentem emoções como uma criança
Nos últimos anos, diversos estudos científicos revelaram que os cães podem sentir emoções semelhantes às dos seres humanos.
Um estudo foi realizado na Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, e mostrou que os cães podem ter sentimentos iguais aos de uma criança. O nível de sensibilidade entre as duas espécies é muito semelhante.
O estudo foi realizado pelo neurologista Gregory Bens, após realizar o teste com vários cães, incluindo o seu.
O experimento teve por objetivo em usar vários cães e colocá-los sob um scanner de ressonância magnética. Ao longo do exame, os cães receberam diferentes tipos de estímulos que criaram alguma atividade cerebral.
De acordo com a pesquisa, a atividade cerebral dos cães elevou quando eles receberam sinais relacionados à comida ou ao cheiro de pessoas familiares.
Filhotes podem ser otimistas ou pessimistas?
Ou seja, quando um cão fica sozinho em casa, ele fica ansioso e demonstra claramente com seus latidos, destruindo coisas ou fazendo suas necessidades fisiológicas dentro de casa.
Por outro lado, um estudo também relacionado a emoções em cães, mostrou que cães, assim como humanos, podem apresentar sentimentos de otimismo ou pessimismo.
Nesse sentido, o estudo revelou que os cães estavam ansiosos quando deixados sozinhos. E que eles apresentaram comportamentos pessimistas.
Um novo método
O professor Mike Mendl é responsável pelo grupo de pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, onde o estudo foi realizado.
Os pesquisadores conduziram o estudo com 24 cães que haviam entrado recentemente em um abrigo de reassentamento no Reino Unido.
“Sabemos que os estados emocionais das pessoas afetam seus julgamentos. E que as pessoas felizes são mais propensas a julgar uma situação ambígua de maneira positiva. Através do nosso estudo, foi demonstrado que isso também se aplica aos cães “.
Os resultados sugerem que o comportamento considerado problemático para os proprietários também tem um significado emocional para os animais. Embora o comportamento em si não seja comprovado.
Além disso, surge a possibilidade de alguns cães serem mais propensos a responder com ansiedade quando deixados sozinhos.
Isso é importante porque o comportamento relacionado à separação é comum em cães. Portanto, prever esse comportamento pode servir para tratá-los corretamente, para que eles possam alcançar um estado de bem-estar.
Nos cães, segundo os pesquisadores, esse tipo de comportamento é provavelmente devido à estreita relação que os filhotes têm com os humanos.