Animais

A cidade de Madrid aprova o fim dos circos com animais selvagens

Published by
Guilherme

O plenário da Câmara Municipal de Madrid autorizou a proibição do uso de animais selvagens em atrações de circo. As organizações circenses vão ter um prazo de 1 ano para se adaptarem à recente norma.

O Governo de Manuela Carmena, a autarca de Madrid, estabeleceu que o uso de mamíferos selvagens é “injustificado” e tem “pouco ou nenhum valor educativo, conservacionista e econômico”, para além de não respeitar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

A cidade de Madrid junta-se assim aos 64 municípios espanhóis que já obedecem as orientações da Federação Veterinária Europeia, de acordo com a qual os animais selvagens não podem ver satisfeitas as suas necessidades básicas num circo itinerante.

Além das considerações relativas ao bem-estar animal, os circos podem também por em ameaça a saúde e segurança públicas, explicou um porta-voz do Governo municipal.

“Não queremos que esta remodelação se interprete como um ataque ao circo; a história circense faz parte do acervo cultural, mas, no séc. XXI, por trás das gargalhadas não se pode omitir nunca o sofrimento de nenhum ser vivo, seja ele humano ou animal”, declarou Ignacio de Benito, do Partido Socialista Operário Espanhol, que votou a favor da proibição.

As organizações de proteção animal denunciam as “práticas cruéis” ocultas por trás dos truques que os animais aprendem para entreter o público, e que incluem, por exemplo, a utilização de chicotes, ganchos e até descargas elétricas. Os animais também são submetidos a períodos prolongados de confinamento extremo em caminhões e reboques, enquanto são transportados de cidade em cidade.

Ainda de acordo com uma investigação de opinião, a grande parte dos europeus castiga o uso de animais selvagens nos circos. Na Espanha, foram 73% os inquiridos que declararam ser contra a prática.

Há cada vez mais cidades e países proibindo os circos com animais selvagens. Portugal juntou-se a esta lista no ano passado, embora a medida só entre em vigor em 2024. O Havaí proibiu, no final de dezembro, a importação de animais selvagens perigosos para exibição em circos, celebrações e outros espetáculos públicos.

Créditos : theuniplanet

This post was published on 13 de abril de 2019 15:40

Guilherme

Eu amo cachorros e com isso criei o portal Amigocão onde você pode encontrar tudo sobre cachorros.

Recent Posts

Cãozinho Chihuahua trabalha como cão policial no aeroporto

Cãozinho Chihuahua trabalha como cão policial no aeroporto e faz sucesso nas redes sociais, todos…

27 de março de 2022

Câmera flagra mulher simpática se divertindo com cães de rua

Câmera flagra mulher simpática se divertindo com cães de rua, existe pessoas que são verdadeiros…

22 de fevereiro de 2022

Um cão bom de bola deu uma caneta no seu tutor

Um cão bom de bola deu uma caneta no seu tutor, o cãozinho mostra que…

20 de fevereiro de 2022

Urso arranca a porta de uma Lamborghini Huracán sem esforço

Urso arranca a porta de uma Lamborghini Huracán sem esforço, o vídeo do urso se…

12 de fevereiro de 2022

Mulher leva seu cão a praia e ele prefere ver Patrulha Canina no celular

Mulher leva seu cão a praia e ele prefere ver Patrulha Canina no celular, o…

7 de fevereiro de 2022

Mulher encontra seu cãozinho usando o seu laptop para ver vídeo

Mulher encontra seu cãozinho usando o seu laptop para ver vídeo, impressionante como o cãozinho…

7 de fevereiro de 2022