Com a presença do verão, vários problemas começam aparecer nos cães, podem aparecer em virtude da alta pluviosidade, aumento da umidade e aumento e duração da incidência dos raios solares, entre os probleminhas, estão à proliferação dos ectoparasitas, sobretudo as doenças do carrapato.
O clima quente e úmido contribui na proliferação dos carrapatos já que esse tipo de clima é o ideal para os carrapatos se reproduzirem, sendo dessa forma os meses de novembro a março que detecta um grande aumento na população de carrapatos.
Apesar da multiplicação rápida, o carrapato só expressa 5% do problema, no ambiente se localizam os outros 95% dos carrapatos, isso representa que para cada cinco carrapatos que um cachorro tem, existem 95 no seu quintal.
A fêmea do carrapato faz ovopostura de 5 mil ovos no ambiente isso com seus 21 dias de vida, o ciclo reprodutivo é muito curto, então dos 5 mil de media, após 21 dias as fêmeas estarão realizando uma novo ovopostura e assim ampliado consideravelmente a infestação do ambiente.
Além do prurido (coceira), causada pela alergia a picada, são encarregados por transmitirem hemoparasitas que podem causar anemia sobretudo em filhotes e em animais debilitados.
Com certeza sim! Lembrando que o ambiente é o causador por maior parte da infestação, um simples passeio na rua ou contato com ambiente infestado, você dono pode carregar em seu calçado e ou vestimenta as formas jovens do carrapato e levar para dentro de casa deixando seu amiguinho exposto ao problema.
Por isso, mesmo animais que raramente saem de casa devem usar produtos preventivos para pulgas e carrapatos.
A precaução é importante não só para os peludinhos e sim para toda família. Mantenha a casa bem aspirada e objetos e utensílios dos animais limpos.
Para o ambiente é preciso, uma dedetização especializada que seja segura para os bichos e para a família.
Só aplique produtos indicados por seu Medico Veterinário e de modo algum utilize o produto do ambiente em seu amiguinho.
Sim. As hemoparasitoses transmitidas através do vetor CARRAPATO, Erlichiose e Babesiose terminam destruindo células sanguíneas, deixando os animais extremamente debilitados.
A Babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a Erlichiose destrói glóbulos brancos.
São doenças de ocorrência global e podem levar os animais a desenvolverem manifestações clínicas variáveis que se não diagnosticadas e tratadas no início levam o animal a óbito.
Trate todos os animais da residência: um animal pode, rapidamente, passar o parasita para outro;
Existem, coleiras, comprimidos, spray, produtos Pour ON (Colocado no dorso), Soluções, Xampus, escolha sempre o mais seguro e eficaz para seu bichinho.
Não fracione os produtos, pois a falta de precisão nesse processo pode comprometer o tratamento.
O importante é levá-lo ao seu Medico Veterinário de credibilidade o mesmo vai realizar um plano para controle de ectoparasitas para seu amiguinho e o ambiente que ele vive, além de realizar exames para verificar a saúde do animal.
Nos locais onde o carrapato picou, é comum ficar uma pequena saliência na pele sob o pelo, semelhante a uma espinha, essas saliências precisam ser limpas como um machucado ou estipulado banhos com xampus anticépticos.
Por fim, é muito importante observar que carrapatos em cães podem morder e causar doenças em humanos também, portanto se for retirar o carrapato em casa, sempre use luvas e pinças, nunca os dedos.
Na dúvida, o recomendado é procurar a ajuda de um Medico Veterinário.
This post was published on 8 de abril de 2018 16:55
Cãozinho Chihuahua trabalha como cão policial no aeroporto e faz sucesso nas redes sociais, todos…
Câmera flagra mulher simpática se divertindo com cães de rua, existe pessoas que são verdadeiros…
Um cão bom de bola deu uma caneta no seu tutor, o cãozinho mostra que…
Urso arranca a porta de uma Lamborghini Huracán sem esforço, o vídeo do urso se…
Mulher leva seu cão a praia e ele prefere ver Patrulha Canina no celular, o…
Mulher encontra seu cãozinho usando o seu laptop para ver vídeo, impressionante como o cãozinho…